Inov Gestão

Completamos, em dezembro de 2020, três anos de homologação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Nesse espaço temporal, algumas mudanças ocorreram na educação, porém, ainda, não possuímos uma política educacional que sustente as transformações que a BNNC propõe como documento normativo para as redes de ensino e de suas instituições públicas e privadas. Esse documento passa a ser referência obrigatória para a elaboração dos currículos escolares e das propostas pedagógicas para a educação básica.

A existência de uma proposta pedagógica não garante a eficácia de uma escola, se nela não houver um corpo docente capaz de executá-la. Recrutar e selecionar professores são duas das funções mais importantes dentro da instituição.

Segundo Spina (1991), um processo de seleção eficaz visa a classificar os candidatos mais adequados para as vagas em aberto. É um grande desafio saber como recrutar e selecionar professores de maneira assertiva—-aqueles que estariam aptos a cumprir práticas e metodologias, de acordo com normativas de orientações nacionais, e que seriam capazes de dominar práticas e metodologias ativas, no atual contexto educacional.

De acordo com o levantamento da Page Personnel – consultoria global de recrutamento para cargos de nível técnico e suporte à gestão–”9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.” A pesquisa aponta que 90% dos colaboradores são desligados das empresas por conduta inesperada ou inapropriada.

Devemos, pois, escolher os melhores profissionais para participarem de um corpo docente, e a seleção nem sempre significa escolher os que revelam aptidões ou capacidades nos seus índices mais elevados. É basicamente a escolha dos que mais convêm a um plano de ação ou ao perfil de uma vaga. Muitas vezes, os escolhidos não são os de nível mais elevado, e, sim, os mais adequados a uma situação predeterminada. A seleção é um processo de comparação, na qual são encontrados, de um lado, os requisitos necessários para o preenchimento do cargo, e de outro lado, o perfil de cada candidato. Sendo assim, a INOVGESTÂO – empresa especializada em Consultoria, captação e seleção de profissionais da Educação— adota uma metodologia própria, para encontrar o perfil do candidato que mais se aproxime dos requisitos necessários para as vagas nas escolas, a partir do conhecimento técnico e da competência comportamental, transformando, em excelência, o processo de captação de profissionais.

 

Isabel Castro – Diretora e Consultora Pedagógica