Inov Gestão

Nossas experiências são fluidas, com dificuldades tentamos enxergar o futuro, torna-se cada vez mais difícil compreender o mundo pois não existe uma única regra ou verdade, os problemas podem ter múltiplas saídas e respostas. A cada instante somos convidados a desaprender e aprender de novo, aprendendo a aprender.

Como espaço social de aprendizagens e construção de saberes por e para toda a comunidade que a compõe, a escola encontra-se neste mundo, de constantes transformações e incertezas. Estudantes, suas famílias e educadores somos convocados a aprender continuamente neste espaço/tempo de interações e possibilidades chamado escola.

Como propostas para o ensino formal e indicação dos direitos de aprendizagem aos quais têm os estudantes, dispomos de documentos oficiais que nos orientam e normatizam a organização dos currículos em nossas escolas. Tais documentos apontam as dimensões do desenvolvimento das competências a serem asseguradas na educação das crianças, adolescentes e jovens, porém, pouco encontramos sobre o perfil do professor que precisamos formar para ensinar de forma que os estudantes aprendam para viver na complexidade do século XXI.

Se concebemos a aprendizagem como o desenvolvimento de competências e habilidades para a vida, que proposta de formação oferecemos em nossas escolas para que todos que nossos professores aprendam a utilizar seus saberes para atuar no mundo, compreendendo-o e transformando-o, a partir de suas experiências em sala de aula? Pois, “é através da compreensão que nos preparamos para a mudança, o inserto, para o difícil, para a vivência noutras circunstâncias e noutros países. Mas também para a permanente interação, contextualização e colaboração. (Alarcão pág. 25)

Os professores capazes de ensinar os saberes necessários à educação deste século, necessitam estar imbuídos de competências técnicas e valores capazes de transpor a pedagogia e a didática, estabelecendo uma dialética entre saberes, ciência e humanidades. Além dos conhecimentos específicos da sua área de formação, algumas posturas fundamentais são imprescindíveis em nossas escolas. Necessitamos de professores que carreguem consigo posturas, atitudes que, durante a minha caminhada profissional, considero essenciais: postura investigativa, crítica e criativa; prática reflexiva; comunicação assertiva; espiritualidade.

 

Postura investigativa, crítica e criativa

Um professor que exercita sua curiosidade traz consigo uma inquietude que encanta, pois busca soluções para os problemas e não simplesmente os constata ou fica no lugar da queixa; não causa problemas, ajuda em busca de soluções, aponta saídas, não se conforma com simples repetições, vai em busca de inovações, investiga, cria e recria. Nesse sentido a formação dos professores deve ser pautada também na resolução de problemas ao confrontar-se com situações reais, problemas do seu cotidiano a serem solucionados.